sábado, 27 de fevereiro de 2010

HORTA COMUNITÁRIA EM PRADOS

O Projeto: “Adquirindo o Alimento com o Próprio Trabalho”, resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ, a Prefeitura Municipal de Prados, a Secretaria de Assistência Social de Prados e a Cooperativa Caminhos da Estrada Real de Prados-Coopcer, teve início no dia 26 de fevereiro do corrente ano, data comemorativa dos quatro meses de existência do CRAS – Pinheiro Chagas. Como parte da programação alusiva a esta data, foi programada uma palestra com o professor Roberto Lira, da UFSJ, quando foram abordadas as reais possibilidades de melhoria do bem viver comunitário, a partir do esforço produtivo coletivo dos moradores da comunidade.

Após a exposição do professor Lira, os moradores presentes fizeram inúmeras perguntas sobre a estrutura funcional da horta comunitária, demonstrando grande interesse e confiança no êxito do empreendimento. Na oportunidade, os moradores e moradoras assumiram coletivamente o compromisso de consolidar, no espaço do CRAS, uma horta comunitária, assumindo, consequentemente, o papel de executores de sua própria história.

Como parte da agenda cultural do evento, dois grupos de artistas mirins da comunidade local fizeram apresentações de dança, encantando a todos os presentes.

No dia seguinte, pela manhã, com a participação de um grande número de moradores da comunidade, teve inicio o processo de capina do terreno, quando, uma vez mais, constatou-se a força do coletivo, visto que uma área significativa do terreno começou a ser preparado para o plantio.

Para todos que, a partir da horta comunitária, passaram a acreditar na proposição do trabalho coletivo, solidário, ficou a certeza de que, quando parte-se de uma prática autogestionária, onde não há a separação entre aqueles que pensam, daqueles que fazem, onde o trabalho para outrem, transforma-se no trabalho com outrem, redescobrem-se as características lúdicas e prazerosas do trabalho, o qual passa a ser instrumento de empoderamento do indivíduo e do empreendimento.

Nenhum comentário: